esaude03

Editorial 03

Consulte a edição online

ESAÚDE 03

Com algum atraso mas com um novo grafismo está agora disponível o terceiro número do eSaúde.

Continuando a merecer as críticas e os contributos dos profissionais que se ocupam e se preocupam com a utilidade e a evolução dos Sistemas de Informação da Saúde, sentimos aumentar, a cada número, a nossa responsabilidade. Uma vez mais, fiéis ao compromisso inicial, foi no terreno e junto dos profissionais que colhemos os artigos que formam esta edição. O número de páginas aumentou de novo mas era impossível fazer de outra maneira, dada a qualidade e pertinência dos contributos que nos chegaram.

Nas rubricas regulares, tem destaque a experiência e as reflexões de um profissional de saúde de reconhecido mérito - o Professor Altamiro Costa Pereira, colocámos as “Seis perguntas a… Rui Henriques”, procurando dar a conhecer uma visão na perspetiva do mercado e abordamos o tema da Governança de Sistemas de Informação da Saúde, com o Professor Álvaro Rocha, na rúbrica “speakers corner”. Também de forma regular, continuamos a falar de instituições que contribuem na área dos sistemas de informação de saúde, dando neste número a voz ao Instituto Pedro Nunes que, de forma reconhecida e consistente, tem vindo, também nesta área, a afirmar a dinâmica do País e, em particular, da região de Coimbra.

No domínio dos tutoriais técnicos concluímos dois artigos que tinham sido iniciados anteriormente - o do p rotocolo DICOM (Hugo Bastos) e o segundo artigo sobre Business Intelligence (Hélder Quintela) - e abordamos a temática do HL7. E porque o eSaúde procura estar atento ao que vai acontecendo no terreno, apresentámos diversos casos de estudos, como é o caso das experiências de eHealth no País Basco, do novíssimo projeto de prescrição de medicamentos (PEM) da SPMS, do projeto UPIP sobre a integração das urgências pediátricas e ainda casos práticos de Gestão de Identidades e de Sistemas de Informação no controlo de gestão.

Mas porque o eSaúde não é apenas uma revista mas também uma forma de contribuir para que a temática das TIC esteja presente nos locais e momentos em que as grandes questões da Saúde são discutidas, daremos aqui notícias da comunicação “Sistemas de Informação, a Defesa do SNS e a Centralidade do cidadão” que apresentamos no final de setembro no 1º Congresso da Fundação SNS e dos desenvolvimentos da Associação Profissionais de Sistemas de Informação na Saúde.

Porque os tempos não vão fáceis, haja saúde e … eSaúde!

Os Editores

Deixar uma resposta