Plano ehealth 2012-2020Plano ehealth 2012-2020

Comissão Europeia aprova Plano de Acção eHealth 2012-2020

A Comissão Europeia aprovou, no passado dia 7 de Dezembro, o Plano de Acção eHealth 2012-2020. O Plano de Acção aborda as barreiras à plena utilização de soluções digitais nos sistemas de saúde da Europa e visa contribuir para a melhoria da saúde, reduzindo custos e permitindo aos doentes um maior controlo sobre os seus cuidados de saúde.

Com esta finalidade, o plano de acção abrange, em especial as questões de clarificar áreas de incerteza jurídica, bem como melhorar da interoperabilidade entre sistemas. O aumento a sensibilização e capacidades dos doentes e profissionais de saúde é também tido em consideração. No plano constam ainda outras temáticas como sendo:

  • colocar os doentes no centro, com iniciativas relacionadas com a gestão pessoal da saúde e com o apoio à investigação em medicina personalizada;
  • garantir assessoria jurídica gratuita para empresas start-up de negócios eHealth.

Para mais informações, consultar a Comunicação da Comissão sobre o Plano de Acção eHealth 2012-2020 e o documento de trabalho sobre telemedicina no site da Agenda Digital para a Europa da Comissão Europeia.

Deixar uma resposta